Água. Uma palavra simples, mas que carrega em si toda a vida e a história do nosso planeta. Ingrediente vital para a existência humana. Ela está presente desde os grandes processos tecnológicos até o cultivo familiar, das civilizações antigas à sociedade moderna. Seu movimento determina o nosso destino, e sua escassez pode nos conduzir a um futuro temeroso.
Desde os primórdios, as mulheres mantêm sinergia e cotidiano com esse elemento, tornando-se porta-vozes naturais de uma gestão coerente da água. A série “Rainhas das Águas” parte dessa reflexão, focando na realidade de mulheres ribeirinhas, líderes indígenas, empresárias, cientistas, executivas e até artistas, e suas conexões com a água. Tem como cenário o Brasil, país reconhecido por abrigar o maior volume de água doce do mundo em suas bacias hidrográficas.
A série documental é composta por 10 episódios de 26 minutos, apresentando a profunda relação entre o ser humano e a água e a necessidade urgente de reconexão com a natureza em tempos de incerteza climática. Cada episódio revela histórias inspiradoras de mulheres que oferecem uma visão autêntica e genuína sobre esse elemento vital, seus múltiplos usos e a gestão coerente de conflitos. Com linguagem acessível e poética, e uma narrativa com propósito, a série busca inspirar e aproximar o público de seu tema central: a água.
Para isso, adota uma estética cinematográfica e impactante que valoriza a beleza natural do Brasil. “Rainhas das Águas” apresenta o vasto “mar” de histórias e experiências que as águas brasileiras carregam, mostrando sua rica biodiversidade e as mulheres cujas vidas estão intimamente ligadas a ela, oferecendo novas perspectivas para enfrentar as adversidades atuais e futuras da humanidade.